- Audiobook
- 2024
- 1 hr 42 mins
- Global Editora
Title
Melhores poemas Mario Quintana
Description
Classificado por si mesmo como aprendiz de feiticeiro, Mario Quintana deixou algumas das feitiçarias poéticas mais fascinantes da literatura brasileira. Poemas curtos, versos simples e musicais, poesia aberta para o mundo do sonho, consagrada por uma imensa receptividade popular.
Mario Quintana entrou na literatura brasileira quase em surdina, sem estardalhaço, sem autopromoção, como um aprendiz de feiticeiro brindando o público com os seus baús de espanto. O poeta nasceu em Alegrete, Rio Grande do Sul, em 1906, cursou o Colégio Militar de Porto Alegre, trabalhou na Livraria do Globo, fez jornalismo e inúmeras traduções, recebeu vários prêmios literários. Faleceu em 1994. O principal dado biográfico é que, ao longo da vida, nunca deixou de ser poeta. Ao contrário da maioria dos escritores brasileiros, sempre apressados, Quintana estreou em livro após os 30 anos, com a coletânea de sonetos A Rua dos Cata-Ventos (1940), na qual ainda palpitavam notas neossimbolistas. Levaria seis anos para publicar um novo livro, Canções, de extrema simplicidade e musicalidade, que se renovam nos surpreendentes poemas em prosa de Sapato Florido (1947).Em Espelho Mágico (1948), com um espírito lúdico desconhecido nas letras brasileiras, o poeta se delicia (e delicia o leitor) com pequenos e mágicos epigramas. A adoção do verso livre, em O Aprendiz de Feiticeiro (1950), coincide com a abertura para o mundo onírico, com um toque de surrealismo. Os livros seguintes – desde Pé de Pilão, escrito para o público infantil, aos Apontamentos de História Sobrenatural e Baú de Espantos – mostram o poeta em permanente processo de renovação, ágil, personalíssimo, com "uma qualidade, marca, timbre, ressonância ou maneira que só posso definir como quintanidade", conforme observa Fausto Cunha no prefácio .Apesar do êxito popular, ou talvez por isso mesmo, a crítica custou a reconhecer a obra de Quintana. Acusavam-no de passadista, de preso a fórmulas superadas, sem perceber a magia de sua poesia e o seu humor refinado. Quando perceberam já era tarde. O poeta já estava mais do que consagrado pelo povo.
On public lists of these users
This audiobook is not on any list yet.
Product details
Publisher:
Author:
Title:
Melhores poemas Mario Quintana
read by:
Language:
PT
ISBN Audio:
9786556123554
Publication date:
May 21, 2024
Keywords:
antologiaMario QuintanaMelhores Poemaspoemapoesialiteratura brasileiraMelhores Poemas Global EditoraMelhores Poemas Mario QuintanaPNLD 2018PoemasO melhor de Mario Quintanaliteratura e ficçãointimistaAntologia poética Mario QuintanaSempre Quintanalivros de mario quintanamario quintana livrosmario quintana poesiaslivros mario quintanalivro poesias mario quintanaos melhores poemas de mario quintanamario quintana poesia completamario quintana para criançasantologia mario quintanamario quintana obra completaagenda mario quintanapoesia completa mario quintanalivro de poesia de mario quintanapoemas completos de mario quintananova antologia poética mario quintanalivros infantis de mario quintanamario quintana poesias completaspoemas mario quintana borboletasfases de mario quintanaprincipais livros de mario quintanamario quintana antologia poéticaespelho mágico mario quintanabiografia mario quintanacontos de mario quintana
Duration
1 hr 42 mins
Product type
AUDIO
Series:
Explicit:
No
Audio drama:
No
Unabridged:
No
About the author:
Mario Quintana nasceu em Alegrete (RS), em 30 de julho de 1906. Trabalhou em vários jornais gaúchos. Traduziu Proust, Conrad, Balzac e outros grandes autores da literatura mundial. Em 1940, lançou a Rua dos Cata-ventos, seu primeiro livro de poesias. Seguiram-se Canções (1946), Sapato Florido (1948), O Aprendiz de Feiticeiro (1950), Espelho Mágico (1951), Quintanares (1976), Apontamentos de História Sobrenatural (1976), A Vaca e o Hipogrifo (1977), Prosa e Verso (1978), Baú de Espantos (1986), Preparativos de Viagem (1987), além de várias antologias. Faleceu no dia 5 de maio de 1994, em Porto Alegre. Pela Global Editora, tem publicadas as seguintes obras: Melhores Poemas Mario Quintana, com seleção e prefácio de Fausto Cunha, e os infantis Lili Inventa o Mundo, Sapato Furado, Sapo Amarelo e Só Meu. E também integra as antologias A Prosa do Mundo, Pois é, Poesia, Prosas Urbanas, Traço de Poeta e Um Fio de Prosa.